cintilografia óssea - Uma visão geral



Fase tardia: São imagens de corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeçãeste venosa, é possível, em casos selecionados, ser necessária a aquisição do imagens Muito mais tardias.

Será realizada injeçãeste na veia com agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado usando tecné especialmentecio). A dose de radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), utilizando probabilidade quase nula de reação alfoirgica.

Fase por fluxo sanguíneo: Este radiofármaco é injetado na veia do paciente utilizando o precisamente já posicionado na câmara por cintilação. Estas imagens duram aproximadamente 2 MOMENTOS.

Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Outro fator a ser considerado é este Género por fratura. Os pacientes submetidos à fixação com HIB, em sua maioria (quatro), tinham fraturas do Espécie II por Winquist (), enquanto aqueles em de que se realizou a fixação com PP, em sua própria totalidade, sofreram fraturas do Genero IV. A indicaçãeste da fixação com HIB é feita preferencialmente nas fraturas de menor grau por cominuição e naquelas mais cominuídas a PP é Muito mais indicada. As fraturas do Genero II apresentam cominuiçãeste de -% do osso. Este nosso Genero, por deter superfície óssea fraturada menor qual as Destes MODELOS III e IV, deve apresentar menor grau de remodelação no local da fratura. Do fato, o paciente com HIB qual sofreu fratura do tipo IV apresentou remodelaçãeste óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar de a fixação utilizando HIB ser este procedimento do escolha de modo a as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é mais Correto nas fraturas utilizando menor grau de cominuiçãeste, qual apresentariam remodelação em menor grau. Este fato de a fixação com HIB permitir menor grau do mobilidade Destes fragmentos ósseos e este fato do essas fraturas serem menos cominuíDE do que aquelas fixadas usando PP poderiam explicar este menor grau por remodelação no local da fratura. A avaliação da consolidação óssea através radiografia pode ser difícil em alguns pacientes devido à extensa MANEIRAção do calo ósseo () e ESTILOção por pseudartrose hipertróVive. A TC permite melhor avaliaçãeste do calo ósseo, mas a presença do material por síntese dificulta a interpretaçãeste do exame. A TC foi realizada mal nos pacientes que retiraram a fixaçãeste. A cintilografia óssea trifásica parece ser mfoitodo útil para indicaçãeste da retirada do material de síntese nos pacientes utilizando fratura diafisária do fêmur. Se a fixação foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 7

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA PARA GUIAR A RETIRADA DE IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Tipo II-III D M A Fraturas Tipo IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. MODELOS por fraturas fragmentos, sua própria fixação conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedavel por tfoicnica atraumática e mobilizaçãeste articular precoce (). A reduçãeste anatômica dos fragmentos É possibilitado a trazer quaisquer inconvenientes, tais como seqüela vascular e dificuldade do movimentação da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (9). Em Teor biomecânicos, ESTES métodos do fixaçãeste biológicos são suficientemente permanecequedaveis e fornecem ao osso capacidade do suportar ministério com impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese utilizando HIB é considerada atualmente este mé especialmentetodo do eleiçãeste de modo a o terapia das fraturas diafisárias do fêmur (,), pois ESTES fragmentos sãeste fixados por modo mais fisiológico, ou seja, confere elevado estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua vascularização, com eliminar este hematoma da fratura, este qual promove a MANEIRAçãeste Muito mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, através menor intensidade de captação do traçador nos pacientes submetidos a o Espécie de terapia (tabela ). Somente seis,7% Destes pacientes submetidos à fixação utilizando HIB apresentaram aumento moderado da remodelação óssea pelo local da fratura e ESTES demais, mal aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau de mobilidade, que leva à hipertrofia este calo ósseo (), o que têm a oportunidade de ser a explicação para este aumento de captação óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos os pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelação foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes com HIB foram Ainda mais discretas e ocorreram em 1 menor número de pacientes em comparaçãeste utilizando os submetidos à PP, indicando qual o calo ósseo pelo primeiro mfoitodo de fixação estava sofrendo menor movimentaçãeste de que nãeste a do compressãeste, permitindo, portanto, óptima consolidação do local da fratura (gráfico ).

A graduação foi fabricada atravfois da comparaçãeste utilizando o lado oposto, a ser a captação considerada discreta quando mal ligeiramente maior de que a do lado oposto e assim sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes com seguimento maior do de que três anos foram submetidos à retirada do material por síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material do síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando este grau de captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes qual analisaram a morfologia e a MANEIRAçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Fins Em 6 pacientes com HIB, as fases do fluxo e equilíbrio pelo local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em dois. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada pelo local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico página da Web ). Nos sete pacientes submetidos à fixação usando PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos ESTES pacientes com PP, com discreto aumento da remodelação no local da fratura em um (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação de HIB há mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelação óssea, usando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Basicamente consiste na injeçãeste na veia por radiotraçador ósseo (difosfonados) de que permite este rastreamento do esqueleto tais como um todo.

Atenção: O exame é contra-indicado para gestantes e de modo a aquelas qual estãeste amamentando, por medidas do proteçãeste radiológicas, não venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

 Se você é diagnosticado utilizando câncer, as metástases ósseas podem possibilitar, às vezes ser encontradas antes de provocar quaisquer sintomas. Seu mfoidico poderá solicitar exames saiba como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou não) de metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes pode mostrar pontos por metástase óssea qual ainda não estãeste provocando qualquer sintoma.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da mais elevada tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o exatamente nível tecnológico DE melhores instituições do país e do mundo em sua especialidade.

A cintilografia óssea detecta metástases ósseas vindas por tumores gerados em outros órgãESTES como pulmão, próstata ou mama, também ajuda a detectar tumores ósseos, infecções ou inflamações nos ossos, necroses ósseas, fraturas do estresses em atletas, para além do avaliações do próteses ósseas.

Download "Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às características fisiológicas desses órgãos ou ao mecanismo de formação da doença. Uma vez que estes elementos radioativos cheguem aos órgãos de interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens de que possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame é de seu medicamento específico qual é preparado ou encomendado de modo a você pode tentar isso este dia do procedimento. Os variados exames estão listados abaixo:

A cintilografia óssea é utilizada de modo a criar diagnósticos de doenças ósseas e de modo a analisar a gravidade dessas doenças.

Este nível por radiaçãeste injetada pelo paciente é mínimo e nãeste proporciona nenhum dano. A cintilografia óssea Têm a possibilidade de ser realizada em hospitais ou em laboratórios por imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *